Antes de entrarmos de forma científica e objetiva no tema, vamos só explicar rapidamente o que é OKR. Objective Key Results é muito simples. Sua metodologia consiste na definição da onde você deseja ir (objective), e como você saberá que chegou ou não lá (key results).
Essa metodologia foi criada em 1970, ganhou força nos anos 90, e essa é a última coisa básica sobre OKR que lerá nesse artigo!
Desafios ao utilizar OKRs
Muitos empreendedores e profissionais não conseguem aplicar a metodologia, porque desconhecem um terceiro e oculto componente do OKR: AS INICIATIVAS.
- Jonas, preciso estudar inglês 5 horas por semana! Essa INICIATIVA me fará atingir um RESULTADO de 90% de acertos no Duolingo, me tornando capaz de cumprir o OBJETIVO de conseguir um emprego em outro país.
É comum ver a aplicação da metodologia falhando em equipes, por colocarem tarefas como resultados-chave, o que afasta as pessoas da relação de “saber que chegou lá”.
Iniciativas e Hipóteses
A relação entre iniciativa e hipótese ficará bem evidente, quando eu repetir o diálogo com o Jonas, acrescentando a expressão “Acredito que":
- Jonas, preciso estudar inglês 5 horas por semana! ACREDITO QUE essa INICIATIVA me fará atingir um RESULTADO de 90% de acertos no Duolingo, me tornando capaz de cumprir meu OBJETIVO de conseguir um emprego em outro país.
Como pessoas de produto, não podemos nos dar o luxo de achar nada. Por isso, não podemos assumir que uma iniciativa “COM CERTEZA” nos trará o resultado esperado.
Cada release do nosso produto, estamos não só reduzindo BUGs, como estamos validando hipóteses. Esse pensamento nos dará a agilidade para mudarmos a tática sempre que necessário, a fim de atingirmos os resultados-chave definidos.
Visualizando OKRs
Alguns grandes especialistas do assunto, defendem que o melhor cenário seria a empresa ter apenas um único Objetivo. Não só por foco, mas também para não gerar muitos resultados monitorados e tantas iniciativas.
Se trabalharmos com o máximo recomendado de 3 objetivos, teríamos 12 key results e consequentemente 24 iniciativas.
Vamos levar para o lado prático?
Você como empreendedor, precisa definir seus objetivos por quarter, isso permitirá você FOCAR seus pensamentos e esforços no que realmente é importante para a empresa.
Lembre-se, um objetivo atingido = um passo a mais para cumprir sua visão.
Todo mês você vai atualizar o seu WIP (Work In Progress), colhendo suas métricas e apresentando para seu time os resultados. Nesse momento, você também reflete em cima das iniciativas e o quanto elas têm sido eficientes para colher resultados.
Lembre-se, uma iniciativa que não traz resultado = necessidade de mudança de tática.
A Grande diferença
Você pode usar um Indicator-chave de Performance - KPI (Key Performance Indicator) para contextualizar o sucesso do seu negócio.
Se trabalharmos de forma estratégica, nosso negócio terá o seguinte desenho:
Logo, olhando para esse desenho, percebemos que métricas não são KPIs, e sim padrões de medição. Elas ajudam a identificar o problema e validar a hipótese.
Entendemos também, que OKRs não são KPIs, e sim uma metodologia de tentar influenciar positivamente nos KPIs da empresa (o que eu chamo de Dimensão).
Se os OKRs atingirem seus objetivos nos 4 quarters, Os KPIs ao longo do ano terão uma evolução bastante positiva, e por isso, concluirá no sucesso do desafio da empresa para o ano.
Bônus Track: Liderança de Produto
Entendendo tudo que conversamos acima, fica bem fácil dar o próximo passo para desenhar nosso produto.
Você basicamente precisa responder 3 perguntas!
1 - O que queremos atingir esse ano? Qual o sucesso mensurável que queremos atingir?
2 - Como pretendemos chegar lá? Quais os indicadores principais que nos levarão ao sucesso?
3 - Quais os resultados necessários a curto prazo para percorrermos o caminho definido? Que experimentos precisamos fazer para chegar lá?
Nessas 3 perguntas, fica claro que vamos do mais abstrato e do mais macro, para o menos abstrato e micro. Por isso, concentramos mais planejamento e projeções para o (1), mais pesquisas e estratégias no (2), e comunicação constante e táticas operacionais no (3).
Para você!
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