OKRs e KPIs como você nunca ouviu antes

Bernard De Luna3 de junho de 2019

Antes de entrarmos de forma científica e objetiva no tema, vamos só explicar rapidamente o que é OKR. Objective Key Results é muito simples. Sua metodologia consiste na definição da onde você deseja ir (objective), e como você saberá que chegou ou não lá (key results).

Essa metodologia foi criada em 1970, ganhou força nos anos 90, e essa é a última coisa básica sobre OKR que lerá nesse artigo!

Desafios ao utilizar OKRs

Muitos empreendedores e profissionais não conseguem aplicar a metodologia, porque desconhecem um terceiro e oculto componente do OKR: AS INICIATIVAS.

- Jonas, preciso estudar inglês 5 horas por semana! Essa INICIATIVA me fará atingir um RESULTADO de 90% de acertos no Duolingo, me tornando capaz de cumprir o OBJETIVO de conseguir um emprego em outro país.

É comum ver a aplicação da metodologia falhando em equipes, por colocarem tarefas como resultados-chave, o que afasta as pessoas da relação de “saber que chegou lá”.

Iniciativas e Hipóteses

A relação entre iniciativa e hipótese ficará bem evidente, quando eu repetir o diálogo com o Jonas, acrescentando a expressão “Acredito que":

- Jonas, preciso estudar inglês 5 horas por semana! ACREDITO QUE essa INICIATIVA me fará atingir um RESULTADO de 90% de acertos no Duolingo, me tornando capaz de cumprir meu OBJETIVO de conseguir um emprego em outro país.

Como pessoas de produto, não podemos nos dar o luxo de achar nada. Por isso, não podemos assumir que uma iniciativa “COM CERTEZA” nos trará o resultado esperado.

Cada release do nosso produto, estamos não só reduzindo BUGs, como estamos validando hipóteses. Esse pensamento nos dará a agilidade para mudarmos a tática sempre que necessário, a fim de atingirmos os resultados-chave definidos.

Visualizando OKRs

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Alguns grandes especialistas do assunto, defendem que o melhor cenário seria a empresa ter apenas um único Objetivo. Não só por foco, mas também para não gerar muitos resultados monitorados e tantas iniciativas.

Se trabalharmos com o máximo recomendado de 3 objetivos, teríamos 12 key results e consequentemente 24 iniciativas.

Vamos levar para o lado prático?

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Você como empreendedor, precisa definir seus objetivos por quarter, isso permitirá você FOCAR seus pensamentos e esforços no que realmente é importante para a empresa.

Lembre-se, um objetivo atingido = um passo a mais para cumprir sua visão.

Todo mês você vai atualizar o seu WIP (Work In Progress), colhendo suas métricas e apresentando para seu time os resultados. Nesse momento, você também reflete em cima das iniciativas e o quanto elas têm sido eficientes para colher resultados.

Lembre-se, uma iniciativa que não traz resultado = necessidade de mudança de tática.

A Grande diferença

Você pode usar um Indicator-chave de Performance - KPI (Key Performance Indicator) para contextualizar o sucesso do seu negócio.

Se trabalharmos de forma estratégica, nosso negócio terá o seguinte desenho:

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Logo, olhando para esse desenho, percebemos que métricas não são KPIs, e sim padrões de medição. Elas ajudam a identificar o problema e validar a hipótese.

Entendemos também, que OKRs não são KPIs, e sim uma metodologia de tentar influenciar positivamente nos KPIs da empresa (o que eu chamo de Dimensão).

Se os OKRs atingirem seus objetivos nos 4 quarters, Os KPIs ao longo do ano terão uma evolução bastante positiva, e por isso, concluirá no sucesso do desafio da empresa para o ano.

Bônus Track: Liderança de Produto

Entendendo tudo que conversamos acima, fica bem fácil dar o próximo passo para desenhar nosso produto.

Você basicamente precisa responder 3 perguntas!

1 - O que queremos atingir esse ano? Qual o sucesso mensurável que queremos atingir?

2 - Como pretendemos chegar lá? Quais os indicadores principais que nos levarão ao sucesso?

3 - Quais os resultados necessários a curto prazo para percorrermos o caminho definido? Que experimentos precisamos fazer para chegar lá?

Nessas 3 perguntas, fica claro que vamos do mais abstrato e do mais macro, para o menos abstrato e micro. Por isso, concentramos mais planejamento e projeções para o (1), mais pesquisas e estratégias no (2), e comunicação constante e táticas operacionais no (3).

Para você!

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