E se uma pessoa de produto falar sobre Criatividade?

Bernard De Luna7 de outubro de 2019

Eu sempre gostei muito do tema de Criatividade. Tanto, que já escrevi inúmeros artigos sobre, já dei algumas dezenas de palestras sobre o tema, e até rodei um treinamento sobre o pensamento lateral.

Porém, nunca trouxe o tema para essa newsletter, pois então chegou a hora senhor, senhora ou senhorio, felino, não reconhecerás.

O que é a Criatividade?

“Se eu tenho uma hora para resolver um problema, e minha vida dependesse disso. Eu gastaria os primeiros 55 minutos determinando as perguntas mais apropriadas para fazer” Albert Eistein

Lembro até hoje em uma aula da faculdade (por volta de 2004), cuja apostila até hoje guardo comigo, a professora explicando:

Criatividade é a sua habilidade de resolver problemas.

O exemplo que ela usou, foi ainda melhor:

Se essa sala de aula não tiver uma porta, e eu falar que precisamos sair dela, como vocês resolveriam esse problema?

Se você arruma uma solução, você é criativo. Por exemplo, quebrar a parede.

Porém, se você arrumar uma solução melhor (mais barato, mais rápido, menos danos, menos esforço), como tirarmos o ar condicionado e sairmos pelo buraco, você é ainda mais criativo que a outra pessoa.

Trazendo para o nosso universo de produto.

- Precisamos colocar essa tarefa para ser entregue pelo time, mas não conseguiremos priorizá-la em cima de tudo que está no backlog. - Uma das Histórias do usuário já atua nessa página, vamos aproveitar esse esforço e colocar esse item como sub-tarefa.

Isso é uma forma CRIATIVA de resolver esse problema. Se você acha estranho o conceito de problema, vale lembrar o que é um problema:

Problema é você querer sair do PONTO A para o PONTO B

Como ser uma pessoa mais Criativa?

Existem 3 dicas que dou para quem quer trabalhar o seu lado criativo, e já aviso que elas não são nada fáceis, na prática.

Estar disposto a experimentar coisas novas

Experimentar é sair da zona de conforto, e isso dói o cérebro. Escolha com calma suas oportunidades para tentar algo diferente, e para isso, avalie sempre o risco dessa decisão. Mas, não deixe de sempre tentar outros caminhos e alternativas.

Não desconsiderar coisas ilógicas

A lógica traz junto dela a razão em cima de um problema, logo, traz um paradigma que define o seu conceito, juízo e raciocínio. Entretanto, o intangível, o abstrato, o nunca experimentado, não faz parte do raciocínio lógico. Por isso, a criatividade te ajuda a chegar onde ninguém nunca chegou, ou até mesmo chegar onde já chegaram, mas em menos tempo ou menos custo.

Não ter medo de fracassar

Esse item é o mais difícil. Pessoas que não são criativas, não são por falta de dom, e sim por crenças limitantes. Para chegar em um lugar novo, ganhar novas ferramentas de solução de problemas, você precisa saber que vai errar, e tudo bem, é esse aprendizado que vai te levar a médio e longo prazo, onde você deseja.

O Processo Criativo

Trabalhando o processo criativo de forma sistemática, lidamos com 3 etapas afuniladas: Geração de ideias, Qualificação de ideias e Seleção de ideias.

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Geração de ideias

Existem duas ferramentas que podem ser utilizadas para geração de ideias. Como todo mundo já conhece a primeira e a mais famosa Brainstorm, vou explicar abaixo sobre outra excelente ferramenta de criatividade, o Learning Canvas.

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O Learning Canvas é um quadro que organiza o problema, identifica as experiências e ideias, que por fim, converge em possíveis soluções de forma colaborativa. Ele não atua só na geração, como facilita a qualificação e até mesmo a seleção das ideias, porém, é mais usado e poderoso na primeira etapa do funil.

A ferramenta precisa de no mínimo 2 atores para rodar o método. O “Asker” é o dono do canvas, a pessoa que compartilha o problema. Os “Sharers” são os participantes que tem interesse em contribuir, compartilhando histórias, experiências e ideias.

Qualificação de ideias

Existem duas ferramentas que separei para qualificação de ideias. A primeira é que vou apresentar agora PNI (Positivo, Negativo, Interessante), a segunda te conto mais tarde.

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O PNI te ajuda a ver os dois lados de um argumento, abrir a ideia para diferentes perspectivas, explorar ideias e não crenças e principalmente, fundamentar melhor as decisões.

Seleção de ideias

Essa é a parte mais fácil, pois a ferramenta que usamos para selecionar ideias são conhecidas como Matrizes de Priorização. E temos uma news que contém as principais matrizes para você usar! Então, corre lá e escolha a que você gostar mais :)

Conclusão

Ter criatividade é ter a habilidade de resolver problemas, logo todos têm. As pessoas mais criativas possuem mais habilidades, por conhecimento de ferramenta, de lógica, pensamento lateral (o que muitos chamam de pensar fora da caixa).

Através do Processo Criativo, conseguimos organizar melhor cada etapa do funil, garantindo que geraremos ideias o suficiente, para sobreviver a qualificação e aumentar a qualidade das ideias selecionadas no fim. Porque é aí que o pensamento lateral se diferencia do pensamento lógico. Enquanto o lógico busca uma solução para um problema, o lateral busca todas as soluções possíveis para esse problema, para se depois avaliar qual será testada primeiro.

Ahhhhh, você lembra que fiquei de falar sobre a segunda ferramenta de qualificação de ideias? Compartilha essa news nas suas redes sociais, me marcando, que te mandarei minha ferramenta preferida por DM :)

Enquanto isso, deixo vocês com uma das minhas frases preferidas sobre criatividade:

Se não existe uma solução, você não tem um problema

Te vejo no @bernarddeluna

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