Criando seu projeto paralelo (side project)

Bernard De Luna21 de outubro de 2019

Em tempos em que todos falam que foco é a coisa mais importante para o seu sucesso profissional, e que você deve dizer não a tudo que não é o seu core, eu quero lhe propor um caminho diferente como opção. O caminho do Side Project (Projeto Paralelo).

Side Project como mindset

Você sabe o que todas as startups milionárias Slack, Twitter, Craigslist, Gmail, Trello, Unsplash, Groupon, Oculus, Khan Academy, GitHub, Instagram, Buffer, HubSpot, Twitch, têm em comum?

Todas elas nasceram como projetos paralelos!

“Se você tem um hobbie fora do trabalho, ou compete como atleta nas horas vagas, todos batem palma pelo seu interesse. Mas, se você usa esse tempo para criar projetos paralelos, para elas, você é uma pessoa desfocada, improdutiva e fracassada!”

Bernard De Luna

Muitas pessoas quando sugiro fazer um projeto paralelo, me respondem “Mas eu to sem tempo, não vou conseguir focar nisso”. Se você precisa focar em um projeto paralelo, ele não pode ser paralelo! O projeto paralelo é um meio de você dedicar em menos escala, sem sacrificar o seu dia, e principalmente, o seu trabalho principal.

Mas B, por que você está falando isso?

Você como uma pessoa de produto, tem a oportunidade de no seu trabalho usar HotJar? Já conseguiu testar o Mixpanel e o Aplitude? Já brincou mais com o Google Analytics para criar funis e testes AB? Que tal criar um chatbot para começar a entender o usuário e gerar insights?

Pois é, raramente nosso trabalho nos permite testar tudo, por já ter um modus operandis. Aí que o side project pode te ajudar a testar novas ferramentas, novos conceitos, novas abordagens, até depois ajudando a melhorar o processo da empresa, com mais conhecimento.

Ter um projeto paralelo é ainda mais valioso para entrantes na profissão. Se você quer se tornar PM e reclama que só não aprendeu ainda a praticar a profissão porque uma empresa não te deu essa oportunidade, você está indo contra o que um PM tem que ter como mindset, a INICIATIVA.

Se você nesse momento está pensando:

"Não estou crescendo tanto no meu trabalho como antes"

"Quero produzir uma ideia, mas não posso abandonar meu trabalho no momento"

"Gostaria de aprender X, Y, Z, mas não tenho essa oportunidade no meu trabalho"

"Quero migrar para área X, mas não consigo fazer isso agora no meu trabalho".

Você deveria aproveitar hoje para criar um projeto paralelo!

Freela não compensa, você já ouviu isso de mim?

Se você me conhece de palestras da época de desenvolvimento, você já deve ter ouvido de mim “Freela não compensa”. Um dos motivos que eu sempre levantei sobre o problema de trabalhar com freelancer, é que você está gastando o seu tempo extra para um projeto que não é seu, e que trará um retorno financeiro de curto prazo, e pior, muitas vezes nem vale o que devia, por conta do stress e complexidade que o projeto vai adquirindo no passar do tempo.

Se você já tem um trabalho fixo, ao invés de investir o seu tempo em atuar no projeto de outras pessoas, invista em criar o seu. Eu fiz muitos freelas na minha vida, chegando a criar uma empresa para atender formalmente esses freelas nos anos 2000. Apesar de ter um time de ouro, Thiago Belém (um dos programadores mais incríveis que eu já conheci), e Victor Montalvão (um dos designers mais incríveis que eu já conheci), ainda sim, a felicidade de iniciar o projeto era quase inversamente proporcional à entrega do projeto.

Porém, sempre investi o meu tempo também em projetos paralelos, e eles sempre foram divertidos de ponta a ponta, onde dentro de muitos que criei, destaco esses cinco:

Tijuca-rj - Projeto criado por volta de 2001 com Eduardo e Ricardo, com centenas de milhares de acessos mensais, patrocínios, convites a eventos, capa de jornal e até mesmo reconhecimento e certificado da prefeitura do Rio de Janeiro pelo serviço prestado aos bairros da região.

Preço do Taxi - Projeto que entrei para redesenhar e atuar na monetização em 2010/2011, que nos colocou nos principais meios de comunicação, reviews e milhões de acessos.

Super Trunfo da política - Jogo criado com João e Zeno em 2012 para incentivar a transparência e colaboração em cima dos dados abertos. Projeto foi apresentado no evento oficial do W3C no Brasil e obteve alcance nacional.

Formee - Projeto criado em 2008/2009 com Manso e Daniel, para ajudar na criação de formulários de forma mais rápida, fácil e responsiva. O Framework saiu em centenas de portais, foi premiado no Awwwards, no Abduzeedo e centenas de milhares de donwloads em todo o mundo.

CustomElements e WebComponents - Projeto criado com Zeno e outros colaboradores incríveis em 2013. Em 4 anos, obteve mais de 2,600 projetos adicionados ao redor do mundo, quando deu lugar ao Webcomponents.org, projeto que também criamos com muito carinho, e um ano após seu sucesso, passamos a administração do projeto para a Google manter, onde hoje é um sucesso absoluto com mais de 800 contribuidores, milhares de elementos cadastrados e milhões de acessos por mês.

Muitos outros projetos não tiveram o mesmo sucesso, mas nem por isso deixaram de ser divertidos para mim. Afinal, é isso que é um projeto paralelo, um lugar de esforço criativo, onde você se desafia e tem prazer em investir o seu tempo.

Avançando no side project

Em 2014, pesquisadores publicaram na The British Psychological Society, uma pesquisa sobre as atividades criativas paralelas no trabalho das pessoas.

Eles dividiram as pessoas em 2 grupos, e avaliaram seus desempenhos no trabalho. Em ambos os grupos, os que tinham um passatempo criativo, sentiam um relaxamento fora do trabalho e maior sensação de controle, além de serem mais propensos a ajudar os outros a serem mais criativos e também terem um melhor desempenho no ambiente de trabalho.

Se isso ainda não te convenceu a dar o primeiro passo…

Leia as etapas de como iniciar o seu primeiro projeto paralelo, e se concordar com a primeira frase após a lista, comece a executá-la ok?

1 - O que você realmente gosta de fazer?

2 - O que te abrirá portas no mercado, seja como profissão, ou como negócio?

3 - Não coloque pressão no seu trabalho, você pode ter rotina e disciplina (falarei sobre isso no fim do fim), mas lembre-se é para ser divertido.

4 - Execute o que você aprendeu em produto, faça pesquisa de mercado, validações, entenda as dores e pense como seu produto / conhecimento pode alcançar essas pessoas

5 - Comece com um MVP, lance logo

Essa é a primeira frase após a lista que citei acima, se você ainda não se convenceu, como pessoa de produto, lembre-se que tudo isso que você executará nas etapas, são as tarefas de uma pessoa de produto na empresa, então fazendo isso, você ganhará portfolio, mais experiência e até mesmo autoridade sobre o assunto na sua empresa, ou em qualquer empresa que deseja entrar.

Solução

Deixe o foco para o momento do seu trabalho, e organize o seu tempo para você criar novas coisas, sem a pressão de ter que dar retorno financeiro, pois isso não pode ser seu objetivo principal.

Muitas empresas já perceberam isso, e não é por menos, que dedicam 20% do seu tempo para que seus funcionários explorem seus desafios criativos de outras formas.

Por fim, existem dois conteúdos que gosto e admiro muito sobre esse tema, principalmente ligado a pessoas de produto e criativas.

O primeiro é um artigo da Julie Zhuo, se você não conhece ela, conheça, é sério! Não só porque ela é Product design VP do Facebook, mas principalmente porque ela realmente é absurdamente boa no que faz e escreve.

O segundo é um livro que li recentemente e me inspirou a criar esse espisódio, que é O Poder do Tempo Livre do Luciano Braga. É um livro maravilhoso e traz um conteúdo muito mais deep sobre projetos paralelos! Gostaria de destacar a parte que ele dá dicas de como organizar a disciplina para um projeto paralelo (citei isso na etapa 3), sem prejudicar as suas obrigações.

Inclusive, eu ia inicialmente colocar aqui todas as dicas que ele dá da gestão de tempo para projetos paralelos, mas seria uma cópia tão feia, que acredito que é melhor e mais bonito você ler o livro :)

O que está esperando? Crie o seu projeto e se desafie agora mesmo.

Acredite em mim, vai fazer um bem danado!

Te vejo no @bernarddeluna

Se você gostou dessa Newsletter

Ajude aqui o amigo De Luna, compartilhando no seu Instagram, Linkedin e em outros canais. Não deixe de me marcar, para que mais pessoas sejam impactadas por esse conteúdo e levem as boas práticas para seus times.

Faça parte da nossa Newsletter quinzenal Lista De Luna.

Receba conteúdos incríveis sobre Gestão de Produtos (Product Management).