Análise de Dados a todo vapor

Bernard De Luna2 de dezembro de 2019

Vamos trocar o termo “data-driven” por “Orientação a dados”, assim como podemos trocar “helloween” por “olá vitória” (piada sem graça é minha maior skill!). Orientação a dados significa utilizar o máximo de contextos e informações, para mudar o processo de tomada de decisão. Quanto mais dados confiáveis, menos suposições e mais análises dos cenários desejados.

Já está provado que a utilização de dados na sua empresa melhora sua performance, otimiza operação e impacta diretamente a geração de receita. Uma pesquisa da Nucleus, descobriu que uma empresa, através de BI (Business Inteligence) e decisões Data-driven, podem gerar mais de 1.300% de ROI.

O desafio das empresas é mover o mindset de seus líderes/tomadores de decisão, colaboradores, de uma equipe resistente a dados, para uma equipe orientada a dados, como mostra a imagem abaixo:

img

Tem um artigo super legal da IBM sobre essas etapas, vale a leitura.

O poder da análise

O Grande problema não está na obtençao dos dados, e sim em uma análise prática e útil por parte da empresa

@bernarddeluna

Em uma pesquisa da Forrester, 74% das empresas querem ser data-driven, mas somente 29% dizem ser boas em conectar análises com ações. Por isso, você que trabalha com produto, precisa saber o básico de análise de dados, pois, por mais que você não seja técnico, ou até mesmo data-scientist, você precisa ajudar a fazer as perguntas certas, e ajudar a transformar suas análises em ações objetivas.

Toda análise de dados é dividade em 4 níveis:

Análise Descritiva

O primeiro nível está focado em obter um raio-x da informação, ou do problema que queremos resolver. Nesse momento, você se atém apenas a perguntar “O que aconteceu?” ou “O que está acontecendo?”.

O objetivo dessa análise é coletar informações, sem ainda fazer relações entre essas e outras informações.

Análise Diagnóstica

Esse é o nível que eu acho mais interessante, pois saímos do “WHAT” (O QUE) para perguntar o WHY (POR QUE?).

Dentro da diagnose, você pode identificar anomalias, detalhar melhor a informação que está buscando, relacionar com outras informações, ou investigar melhor suas fontes de informação, buscando mais dados.

Análise Preditiva

O terceiro nível de análise responde a pergunta “O que vai acontecer agora?”. Nessa análise, podemos utilizar técnicas de regressão, previsão, mineração e até aprendizagem de máquina (Machine Learning = ML).

Essa análise é vital para transformar dados em insights para o futuro, e ajudar numa ação mais benéfica para a empresa.

Análise Prescritiva

O quarto e último nível está diretamente ligado as ações. A prescrição envolve duas abordagens possíveis: a simulação e a otimização.

Geralmente, em produto, usamos a simulação, pois identificamos qual será o comportamento nos diferentes cenários definidos, ou seja, totalmente ligado a nossas hipóteses.

A otimização é bastante comum com Inteligência Artificial, pois ela já identifica as falhas, ou pontos de melhoria, e já vai melhorando o produto sem interferência manual.

Então, podemos visualizar os níveis da seguinte forma…

img

Conclusão

Depois que entende a importância dos 4 níveis de uma análise de dados, você passa a olhar de outra forma, um problema, rodando as 4 perguntas antes de decidir:

  • O que aconteceu?
  • Por que aconteceu?
  • O que vai acontecer em seguida?
  • O que nós podemos fazer a respeito?

O/A PM podem/devem se tornar os maiores amigos do time de dados de uma empresa, para agilizar a transformação da cultura em uma cultura orientada a dados. Inicialmente, os times de dados eram células isoladas, que recebiam pedidos já prontos de outros times. Porém, hoje em dia você tem a presença de um data-analyst ou data-scientist dentro de cada squad (mesmo que on demand), e uma célula ou chapter próprio para um Data-Lake (nome dado ao grupo responsável por administrar, padronizar e otimizar o acesso da empresa a dados).

img

Se você pensa que tomaria uma melhor decisão se tivesse os dados na sua mão, imagina se todas as outras muitas pessoas que trabalham na sua empresa, acessassem os mesmos dados, e pudessem rodar suas próprias análises, ao mesmo tempo?

Pois é! Seria I N C R Í V E L!

Se você gostou dessa Newsletter

Ajude aqui o amigo De Luna, compartilhando no seu Instagram, Linkedin e em outros canais. Não deixe de me marcar, para que mais pessoas sejam impactadas por esse conteúdo e levem as boas práticas para seus times.

Faça parte da nossa Newsletter quinzenal Lista De Luna.

Receba conteúdos incríveis sobre Gestão de Produtos (Product Management).