3 Segredos que vão transformar sua carreira em Produto

Bernard De Luna7 de janeiro de 2021

O Segredo!

Como vocês sabem, esse fim de semana, dei uma imersão para milhares de pessoas, contando segredos que transformarão a sua carreira ano que vem.

Foram 4 horas e meia de conteúdo, sem intervalos ou trocas. Direto ao ponto, com fontes e muito embasamento.

Mais do que a imersão, tivemos grupo de whatsapp, onde a cada conteúdo informado, sempre que existia uma ferramenta por trás ou uma referência, o link ou pdf era devidamente enviado para as pessoas, assim elas podiam se beneficiar da segunda tela.

Para fechar esse grande evento com chave de ouro, ainda criamos um Ebook com dicas preciosas de profissionais que vocês precisam seguir.

Quem foram os profissionais convidados e o que teve destaque?

Thales Bastos - Nubank "O maior aprendizado que tive até hoje como Product Manager é a confirmação de algo que sempre acreditei. Que todos nós temos muito a aprender e evoluir. Então, a gente precisa buscar sempre aprender com todas as oportunidades, dificuldades e pessoas que passam pela nossa vida."

Eva Melo - PSafe Technology "O ramo de produtos está em constante mudança e não tem como estarmos estagnados. Para mim, somar a humildade, vulnerabilidade, curiosidade mas também confiança, nos levará longe."

Cinthya Ruys - Sony Music "Acho que, como todo PM, já tive meu momento de soberba, de acreditar que eu tinha razão e, no meu caso, não ter ouvido o usuário final do produto onde atuava antes de colocar uma nova "feature" em produção."

Eliza Gurgel - Creditas "Nos primeiros meses como PM queria mostrar que dava conta de todas as demandas e acabei me comprometendo com muitas entregas sem avaliar bem a complexidade com o time, o resultado foi muita expectativa quebrada e entendimentos desalinhados."

Juliana Jalloule - Zé Delivery "No começo, cometi o erro de achar que o time precisava dar conta de todos esses pedidos que chegavam e foi um tanto estressante até eu entender que não era bem assim. Quando aprendi a priorizar e até mesmo dizer "não", tudo melhorou."

Rafael Martins - Globo.com "Eu parto de um princípio budista, mesmo não sendo budista, "Nada é fixo nem permanente", então tudo o que resta na nossa vida é mudança. Para gerir as frustrações de outras pessoas eu trabalho com uma comunicação clara e permanente."

Henrique Bustamante - Itaú Unibanco "Estar próximo do time, dos líderes de outras áreas é estar a frente do que pode acontecer, ou seja, do futuro. Lógico que não controlamos o futuro, mas ter um roadmap denso e realístico ajuda a lidar melhor com as frustrações."

Felipe Fernandes - Avellar "Tento absorver o máximo de informações que posso, sejam elas técnicas ou de mercado, para aumentar o meu arsenal de argumentos, insights e processos. No final do dia é tudo sobre o que você faz com esse conhecimento e como você faz - quanto mais conhecimento mais fácil é a adaptação ao cenário."

Erika Fer - iFood "Uma lição que tive foi de ouvir o usuário, mas mais do que isso, valorizar a observação. Nem tudo o que a pessoa usuária diz que precisa, é o que ela realmente precisa."

Além de membros da nossa comunidade Produtos Incríveis que contribuíram ainda mais com esse sucesso..

  • Aline Souza
  • Jefferson Almeida
  • Felipe Locatelli
  • Sofia Pereira
  • Cibele Soares
  • Phelipe Ribeiro
  • Victor Carvalho
  • Marcus Figueirêdo

Segredo I - Onde focar seus aprendizados

É bastante comum a gente ler sobre as mil utilidades e responsabilidades de uma pessoa de produto né? Mas, se eu puder te dar uma dica o que você precisa masterizar para quebrar a banca quando for senior e gestor(a) de pessoas é focar nessas cinco coisas abaixo:

  • Pesquisas
  • Documentação
  • Tomada de Decisão
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Liderança

É claro, que existem outras coisas como User Stories, Gestão de Conflitos, Estratégia, Priorização, entre outras, mas essas cinco são pontos de ouro para o seu diferencial profissional.

Segredo II - Quando usar RICE e ICE

Ambas são priorizações que atuam na matriz de Esforço x Impacto (representados nas siglas pelas letras E e I, respectivamente.

O segredo é exatamente refletir sobre a letra variável de ambos os frameworks, pois o Alcance, representado pela letra R (REACH), tem impacto para negócios com média e alta escalabilidade.

Rodar o RICE para produtos iniciais no mercado de poucos usuários ou de naturezas de empresas com baixa escalabilidade (negócios de tickets extremamente altos ou enterprise), vai gerar uma diferença muito baixa para comparação de alcance absoluto, e muito alta para comparação de alcance relativo.

Portanto, facilite o seu trabalho, aplicando ICE para negócios de baixa escalabilidade, e RICE para negócios de alta escalabilidade.

Segredo III - Pelo que você quer ser lembrado(a)

Essa é uma das dicas que vale para qualquer posição. Muitas pessoas, tem a ilusão que você precisa chamar algo para você, onde a empresa crie uma relação de dependência, e você passa a ser insubstituível.

Infelizmente, essa é uma das piores estratégias que existe quanto a carreira, e também para a empresa.

Empresas estão cada vez mais investindo em compartilhamento de conhecimento, para não perder especialidades, mesmo quando se perde um grande talento.

Por sua vez, o seu foco deveria ser em compartilhar ao máximo o seu conhecimento, gerando impacto ultra positivo na organização, gerando novos especialistas, e sendo lembrado pelo seu legado e liderança, e não porque só você sabia usar essa ferramenta.

O que mais existe no mercado são pessoas que eram especialistas em algo, em suas empresas, e que hoje não conseguem mais encontrar um local para aplicar essa especialidade.

Concluindo

A Imersão O SEGREDO foram 4:30 de conteúdo, totalizando 321 slides apresentados. Sem contar um ebook com 50 páginas gratuitamente compartilhado com todos. O link você pode baixar aqui.

Também abrimos a última turma do Curso Produtos Incríveis. Será provavelmente a última turma com esse preço, e são apenas 100 vagas.

Então, se você ainda não é meu aluno(a) do Pi, e quer transformar a sua carreira, com o meu acompanhamento, aprendendo com conhecimentos que adquiri nesses mais de 20 anos de experiência com produtos digitais, essa é a sua chance!

Te vejo lá!

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