Precisamos falar sobre Bad jobs e Hard jobs

Bernard De Luna29 de março de 2021

Amigos e amigas, vocês podem trabalhar no time mais legal, do produto mais legal, da empresa mais incrível do mundo. Ainda sim, acredite, você trabalhará com tarefas chatas.

Tarefas chatas já fazem parte da nossa vida, seja lavar a louça, tirar o lixo da casa, varrer o chão, trocar fralda de nossos filhos, e muito mais. Enquanto em nossas vidas pessoais, usamos a arte da procrastinação para deixar essas tarefas para depois, em nossas vidas profissionais, precisamos criar métodos, não se esconder e enfrentar essas tarefas de frente.

Uma cientista de Harvard chamada Ellen Langer, rodou um estudo com algumas pessoas, onde dividiu em aleatoriamente em dois grupos. Para ambos os grupos, Langer pediu que fizessem uma atividade de que não gostassem, o que chamamos de Bad Jobs. Para o segundo grupo, ela pediu para, enquanto eles estivessem executando a tarefa chata, prestassem atenção em três coisas novas, como a intensidade das bolhas geradas pelo sabão, o peso de um prato, a deformação da imagem gerada por cada talher, etc.

Ao coletar os resultados, os participantes do segundo grupo relataram que gostaram mais da atividade “chata” e também relataram fazer a atividade mais por conta própria após o término do experimento.

Aplicando isso em nossa vida profissional, aproveite a necessidade de se envolver com tarefas chatas, para aprender mais sobre o processo, ferramentas, comunicação, gargalos, e muito mais. Esse é mais um dos benefícios gerados pela documentação.

Eu sempre peço para todo mundo que atua com produto, ter uma verdadeira obsessão com documentação. Se você documentar o passo-a-passo para executar uma Bad Job, você terá que prestar atenção no que está fazendo, identificar riscos, benefícios e a jornada em si. Isso vai te dar muita oportunidade de ser curioso sobre a tarefa, buscando comunicar algumas curiosidades encontradas, melhorar algumas etapas, ou até mesmo automatizar o processo como todo.

Aqui existe uma dica para você que quer ser lembrado positivamente pela sua empresa, foque em executar Bad Jobs. Aquelas tarefas que ninguém faz, que ninguém quer ser responsável, essa é a sua oportunidade de mostrar que você está disposto(a) a servir a sua empresa.

Melhor do que fazer isso apenas uma vez, inclua as Bad Jobs dentro da sua rotina, como uma cultura de entregas, pois ela toca diretamente a busca por excelência. Atletas de alta performance precisam todos os dias treinar por uma quantidade de horas, fazendo muitas vezes atividades físicas que não são tão divertidas como a competição em si. Sem contar as inúmeras viagens, dietas especiais, e compromissos entediantes com patrocinadores e veículos de mídia. Porém, essa rotina de Bad jobs é necessária para que eles busquem o sucesso em suas profissões.

Uma vez, estava em um café com uma amiga, quando ouvi dois jovens discutindo que o RH da empresa que eles tinham aplicado, cria uma lógica para avaliação dos candidatos, baseada na ordem que você segue ao lavar a louça. Esse processo é conhecido, pois serve para identificar não só como as pessoas lidam com Bad jobs / Good jobs, mas também como elas lidam com Hard jobs / Easy jobs.

O mesmo pode ser aplicado na empresa. Existe um backlog de oportunidades para você atuar (veja bem, não estou falando sobre funcionalidades de um produto, e sim tarefas para você desempenhar ao longo do dia), qual você iniciaria o seu dia?

Para facilitar como eu vejo a ordem, desenhei essa matriz Complexidade x Satisfação para te ajudar a entender a minha visão.

Slide 4_3 - 1

Ao iniciar o seu dia, dê preferência a tarefas que sejam complexas e difíceis, pois o seu nível de energia ainda é alto, garantindo mais foco e motivação do resultado do processo.

Essa primeira etapa é como subir uma montanha, com uma execução mais demorada, meticulosa e que exige um nível maior de concentração. A parte boa é que logo após dela, iniciamos a descida da montanha, que por mais que seja ainda uma tarefa chata (Bad job), você pode dar uma relaxada na concentração e aumentar a velocidade da sua execução.

É importante que você garanta que a parte chata já tenha acabado (o que chamamos de Get Shit Done), para que você possa fazer as tarefas que dão prazer realizar. Realizar as Great jobs no fim, faz aumentar a sua satisfação na etapa que ficará mais presente na sua memória (iniciar comendo salada, terminar comendo sobremesa).

Na etapa de Great jobs, inicie novamente com os hard jobs, pois você a sua motivação terá crescido novamente e você precisará retomar um certo nível de concentração para executar esse trabalho, por mais legal que ele seja. No final, é aquele momento de curtir a brisa, onde você está atuando em um Easy job que também é um Great job.

Veja como fica a ordem das suas tarefas:

Slide 4_3 - 2

É importante entender que a motivação no começo do trabalho (Bad jobs) é uma motivação de recompensa, ou seja, de entender que ao realizar as tarefas chatas, você será recompensado pela empresa, pelo(a) seu(sua) gestor(a), pela vida. Já a motivação no começo dos Good e Great jobs é mais em torno da satisfação daquele momento, por serem tarefas que dão prazer de executar.

Já a concentração está mais ligada ao seu momento. Sempre que iniciar uma tarefa complexa, o seu nível de concentração tende a estar mais alto. Com o passar do tempo, você fica mais sucetível a falhas e pequenos lapsos de concentração. Por isso a necessidade de iniciar tarefas complexas no começo, aproveitando o seu alto nível de foco.

Teoricamente, o seu nível de concentração deveria ser reduzido na segunda etapa (Great jobs), pois você já teria investido um tempo do seu foco nas Bad jobs + Hard jobs. Porém, o seu crescimento de satisfação impacta diretamente no seu aumento de concentração, visto que a gente tende a cuidar mais e ter maior controle de qualidade daquilo que a gente gosta mais. Veja como funcionam as ondas de Concentração e Motivação ao longo das jornadas.

Slide 4_3 - 3

Claro que no seu dia, outras variáveis impactarão na prioridade das suas tarefas, como disponibilidade da sua liderança, clientes, urgências, criticidades, e muitas outras. Porém, existem espaços na sua rotina que essas tarefas precisam ser encaixadas.

Vale também ressaltar que as tarefas ganham diferentes avaliações, dependendo do perfil do ator. Enquanto, para algumas pessoas, gastar 20 min no começo de todos os dias olhando gráficos e dados é uma tarefa incrível, para outras, é uma Bad job, pois ela preferiria gastar esse tempo sincronizando com diferentes departamentos.

Saber como investir o seu tempo e enfrentar suas tarefas chatas, são atitudes necessárias para você atingir a excelência profissional como Product Manager.

Boa sorte :)

B

Se você gostou dessa Newsletter

Ajude aqui o amigo De Luna, compartilhando no seu Instagram, Linkedin e em outros canais. Não deixe de me marcar, para que mais pessoas sejam impactadas por esse conteúdo e levem as boas práticas para seus times.

Faça parte da nossa Newsletter quinzenal Lista De Luna.

Receba conteúdos incríveis sobre Gestão de Produtos (Product Management).